logotipo

logotipo

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Razões da escolha das doenças que iremos tratar

Como era impossível abordar todas as doenças hereditárias e mutagénicas existentes, escolhemos apenas algumas que achámos mais importantes devido á sua incidência na população mundial. As doenças escolhidas foram as seguintes: Alzheimer, obesidade, albinismo, paramiloidose e trissomia 21(sindrome de down).
O alzheimer foi uma das nossas escolhas devido, essencialmente, à curiosidade das suas causas. É uma doença dos tempos modernos, conhecida como "peste negra" do séc. XXI e afecta pessoas, principalmente, a partir dos 65 anos de idade. Os sintomas da doença são a perda gradual da memória, devido à degeneração de células cerebrais.
A escolha da obesidade foi baseada fundamentalmente na elevada percentagem de população, não só Portuguesa mas também mundial, que sofre desta doença. A obesidade e considerada pela O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) como a "epidemia do século XXI". Em Portugal mais de 10% da população tem esta doença e estima-se que no mundo inteiro existam mais de 300 milhões de obesos. Estes factos tornam-se ainda mais preocupantes se considerarmos que nos últimos 7 anos a doença aumentou em 50% e que é o segundo maior factor de morte nos Estados Unidos, logo a seguir ao tabaco. Apesar de muita gente desconhecer, a origem da obesidade não está apenas relacionada com factores externos ao indivíduo, pois a causa poderá ser uma anomalia genética. Será neste último factor que nos iremos focar principalmente.
Em relação ao albinismo, resolvemos falar sobre a doença, por ser das mais raras dentro das hereditárias e por isso as pessoas não sabem muito sobre ela. É também das que têm maiores consequências no aspecto exterior do portador. Com esta escolha também queremos desmistificar os rumores de que só casais com graus de parentesco próximos é que podem ter filhos albinos.
As razões da escolha da paramiloidose foram o facto de ter sido a única doença descoberta por um português nos tempos modernos (Mário Corino de Andrade) e também por ter uma história muito curiosa, já que é uma doença endémica (própria de uma determinada região restrita). Esta doença é originária da Póvoa do Varzim e Vila do Conde, que têm mais de um milhar de pessoas portadoras desta doença e que provêm de cerca de 500 famílias onde 70% desenvolveram a doença que foi trazida da Escandinávia durante a idade média pelos vikings. Como é uma doença endémica, só afecta pessoas do norte de Portugal, e a sua incidência é maior no nosso país do que em qualquer outro país do mundo.
A escolha da doença síndrome de Down, mais conhecido por trissomia 21, deveu-se ao facto de ser das doenças hereditárias mais comuns em todo o mundo e porque as pessoas que sofrem desta doença são muitas vezes descriminadas, por isso, para além de abordarmos a causa da doença, iremos também abordar a questão da reacção da população face a esta anomalia.

3 comentários:

Anônimo disse...

A escolha das doenças foi muito boa. Eu estou completamente de acordo.

Anônimo disse...

Concordo com a escolha das doenças.Têm histórias interessantes e uma delas vem lá da escandinávia dos vikings =D
Acabei de verificar que um dos elementos vai falar da obesidade... um tema actual e very interessante!
Quanto ao resto acho que foi uma boa aposta na escolha das doenças.
FORÇA AÍ!!!

Anônimo disse...

HHMMM ... voces falam, falam, falam mas não percebem masé nada disto!!!
Só pra diser que têm um tema muito bem eleborado .... PPFFF cambada ....